Car@s companheir@s decrescentistas,
Depois de um mês de agosto em ritmo (ainda) mais lento, a Rede retomou as suas atividades com a realização do seu primeiro Encontro Nacional presencial desde que adotámos a nova Orgânica Interna, tendo como anfitriã a Herdade da Tapada da Tojeira, em terras da Beira Baixa.
Entretanto, no próximo domingo, dia 26 de setembro, vamos a votos e apesar de, na maior parte dos municípios, não se encontrarem propostas eleitorais que se oponham inequivocamente ao paradigma insustentável do crescimento económico, há membros da Rede para o Decrescimento que decidiram avançar, servindo de inspiração no momento de voto e, sobretudo, de incentivo à participação.
Nesta edição do Caracol, destaque ainda para o Festival Umundu, onde este ano a Rede para o Decrescimento vai voltar a participar, promovendo três eventos. As inscrições já estão abertas. Contamos convosco!
01 outubro | 16h30-18h00 | Padaria do Povo
Decrescimento - Modelo alternativo e sustentável?
03 outubro | 18h30-20h30 | GAIA
Documentário: Can We Do It Ourselves?
04 outubro | 21h00-22h30 | Online
Decrescimento e justiça ambiental: diálogos entre o Norte e o Sul Globais
O Encontro Nacional 2021 da Rede para o Decrescimento cumpriu-se e cumpriu os principais desideratos propostos - reflectir sobre as actividades e as estratégias da Rede em modo decrescentista.
No fim de semana de 4 e 5 de Setembro, uma quinzena de membros da Rede, de diversas proveniências, e ainda duas crianças, desaguaram (quase) à beira (baixa) do Tejo, na Herdade da Tapada da Tojeira (Vila Velha de Ródão), para pôr em prática o espírito e princípios decrescentistas.
As sementes para o Encontro Nacional de 2022 foram lançadas e o desafio de um futuro melhor para tod@s continua...
12 outubro | 21h00 | Online
Conversas Decrescentistas: “Decrescimento e Democracia”
Em outubro voltam as Conversas Decrescentistas. O tema desta edição será "Decrescimento e Democracia" e convida-nos a refletir como podemos mudar o rumo da nossa sociedade. Votar no menos mal? Reivindicar ao establishment? Exigir e confrontar? Crescer à margem? Lançar sementes ao vento? Querer é poder?
Juntem-se à conversa para partilhar dúvidas e convicções, na busca de caminhos e parceiros, dia 12 de Outubro, terça-feira, 21h. Mais informações através deste link.
Relembramos que as atividades internas da Rede para o Decrescimento são divulgadas na plataforma Slack – o acesso a esta plataforma de trabalho é atribuído em função de pedido d@s interessad@s, após participação numa sessão de Acolhimento ou em reunião de Círculo (C) ou Núcleo Local (NL).
Neste momento e para além dos círculos nucleares de Gestão Interna (CGes) e Comunicação (CCom), estão ou estiveram activos os Círculos de Acolhimento, Manual do Decrescentista, Inquérito, Conversas Decrescentistas, Encontro Nacional, Festival Umundu e Limites do Crescimento.
Cartas abertas, petições e comunicados de outros coletivos apoiados ou subscritos pela Rede:
Inclusão do “Clima Estável” como Património da Humanidade na Futura Lei do Clima
30 setembro a 5 outubro | Todo o dia | Vários locais e online
Festival Umundu LX 2021
Programa completo aqui
Do vasto e interessante programa, destacamos para os eventos que não sendo diretamente sobre Decrescimento, contam com a dinamização de membros da Rede:
04 outubro | 15h00-18h00 | online
Justiça Social começa na Escola
04 outubro | 16h30-18h00 | online
Mobilidade Justa - Viajar com os pés na terra
Relembramos que todos os contributos para O Caracol são bem-vindos.
Escrevam-nos as vossas sugestões e enviem para comunicacao@decrescimento.pt
Saudações decrescentistas e até breve.
Pelo Círculo de Comunicação - CCom