Car@s companheir@s decrescentistas,
Aqui está o último Caracol deste ano. Como é habitual, divulgamos as actividades passadas e futuras da Rede. Destacamos para já duas novidades. A nova equipa do Círculo de Gestão Interna (CGes) para os próximos 9 meses foi anunciada na RPC do dia 20 de Novembro, da qual damos conta mais abaixo. A outra novidade para o início de 2022 será o arranque, no dia 15 de Janeiro, do ciclo mensal de eventos “Crescer até rebentar?” que a Rede está a organizar em parceria com a Biblioteca de Alcântara, para assinalar os 50 anos da publicação do livro ‘The Limits to Growth’. E haverá mais actividades da Rede em Janeiro. Leiam tudo, vagarosamente, já a seguir.
Actividades da Rede
Reunião Periódica de Coordenação (RPC): 20 de Novembro
Teve lugar uma RPC aberta da Rede com intuito principal de sortear a nova equipa do Círculo de gestão interna (CGes). A nova equipa é composta por Sofia Paredes, Ângela Lacerda Nobre e Paulo Mendonça. Foram abordados outros assuntos, como o formato das RPC’s, uma retrospectiva do trabalho da anterior gestão interna, a plataforma usada para a gestão de fundos da Rede (Open Collective), o ciclo de eventos dos 50 anos do “The Limits to Growth” a ter lugar em 2022.
Foi manifestado um voto de agradecimento à equipa cessante do CGes (Ana Poças, Luís Camacho e Graça Passos), que entretanto já reuniu com a nova equipa para passar o testemunho e continuará a dar apoio nos próximos três meses.
Conversa Decrescentista – Desejo: 7 de Dezembro
A conversa, que inicialmente abordaria o tema “Publicidade”, foi expandida para “Consumo” e, daí, para “Desejo”, com o intuito de abordar o mecanismo subjetivo de que se utiliza o marketing, mas que é uma questão milenar, tratada por Buda, Epicuro e Freud. Assim, pretendemos levar a conversa para lá da crítica ao "sistema" e à abordagem simplista de fabricar um inimigo. Além das menções a esses pensadores, foram trazidas à conversa a neurocientista Amishi Jha e a psiquiatra Anna Lembke. Com essa visão mais alargada da questão, propusemo-nos pensar novas maneiras de tratar publicamente de conceitos decrescentistas, como frugalidade e suficiência.
Novos artigos no site
- Carta aberta dirigida ao novo presidente da CML, Carlos Moedas, com proposta de Assembleia Cidadã para o Clima, elaborada pela Rede e subscrita por outros colectivos: https://www.decrescimento.pt/posts/lisboa-assembleia-cidada-para-o-clima/
- Artigo da autoria do economista brasileiro Clóvis Cavalcanti, membro do Circle of Ecological Economics Elders do Sociedade Internacional de Economia Ecológica, onde critica os acordos da COP26 por não incorporarem o problema do sobreconsumo de recursos (overshoot): https://www.decrescimento.pt/posts/visao-critica-dos-acordos-da-cop26/
Participação da Rede em iniciativas de outros coletivos:
11 Nov: Última sessão do ciclo de workshops ‘Economia do Bem-Estar em Portugal’ promovido pela ZERO. Participaram pela Rede nas diferentes sessões (7 Out/22 Out/28 Out/11 Nov) o Carlos Soares, a Ana Poças e o Álvaro Fonseca. Está a ser elaborado um apanhado das sessões, que contamos divulgar oportunamente. Existe a intenção de continuar e alargar o processo de reflexão e construção já iniciado.
22 Nov: Publicação do vídeo com propostas decrescentistas para a iniciativa ‘Isto não é uma brincadeira’ da produtora teatral Formiga Atómica, dirigida a crianças e jovens: https://youtu.be/X7bateyRWOY. Playlist completa: nesta ligação.
12 Dez: Participação no workshop/jogo sobre a Moeda Livre G1, que teve lugar no Centro Comunitário de Linda-a-Velha. Uma ferramenta alternativa a ter em conta para sair do sistema monetário vigente, dependente da banca convencional e baseado na criação de dívida e gerador de desigualdade.

15 Dez: Participação em reunião preparatória do Encontro Nacional pela Justiça Climática, que terá lugar em Fevereiro de 2022.
16 Dez: Participação de Hans Eickhoff como orador convidado no webinário ‘Decrescimento e consumo responsável’ organizado pela Sciaena, ONGA que promove a conservação dos ambientes marinhos. É possível aceder à gravação da sessão nesta ligação.
Próximas actividades
Rede:
18 Dez - Encontro do Núcleo Local de Lisboa: CIDAC, 10h30-12h30: último encontro presencial deste ano, onde serão apresentadas e discutidas propostas para dinamizar este Núcleo em 2022.
11 Jan 2022 - Conversas Decrescentistas - Limites: O tema “Limites” precede as atividades da Rede relacionadas aos 50 anos da publicação de “The Limits to Growth” (Limites ao Crescimento), que alertava para a insustentabilidade de nosso sistema económico face às limitações materiais planetárias. Entretanto, para não ficarmos no lugar comum, também pode ser visto como um desdobramento da conversa anterior, sobre “Desejo”. Vejamos o que trarão os participantes!

15 Jan - Arranque do Ciclo “Crescer até rebentar?”: Podem saber mais sobre o tema desta iniciativa no post dedicado que publicámos no site da Rede. Os detalhes sobre esta 1ª sessão, que tem o título ‘Crescimento como sistema é um problema', serão divulgados oportunamente.

22 Jan - Reunião Geral da Rede: A nova equipa do CGes planeia convocar uma RG para o mês de Janeiro, cuja convocatória será enviada oportunamente.
28 Jan - Sessão de Acolhimento: Darmo-nos a conhecer e bem acolher quem chega até nós é uma prática decrescentista de que gostamos. Já experimentámos e vamos repetir: 28 de Janeiro pelas 21 horas realizaremos nova Sessão de Acolhimento para todos e todas @s interessad@s na Rede e/ou no decrescimento. Será online e devem inscrever-se preenchendo este formulário.
Se já sabem da nossa existência mas nunca deram o passo para se aproximarem; se são novos nisto ou, pelo contrário, já conhecem alguma das nossas propostas mas querem aprofundar; se têm como desafio para 2022 uma participação cidadã/coletiva mais empenhada; este será um momento significativo de encontro para virem a ser um ‘nó’ da Rede para o Decrescimento.
As inscrições estão abertas até ao dia 20 de Janeiro. Alguma dúvida contactem-nos para geral@decrescimento.pt ou através do nº 919117183 (Carlos Soares, membro do Círculo organizador).
Outras iniciativas de eventual interesse para a comunidade decrescentista:
19 Dez - Manifestação 'Transportes Públicos para Todos' (Greve Climática Estudantil), Príncipe Real, Lisboa (15h): https://greveclimaticaestudantil.pt/2021/12/10/manifestacao-em-lisboa-transportes-publicos-para-todos/
Publicações de interesse:
- Notícia sobre resultados do estudo ‘Limites Ecológicos: O Impacto Intergeracional do Uso de Recursos Naturais’, realizado por membros do grupo de investigação Maretec do Instituto Superior Técnico, que mostra como Portugal tem ultrapassado os limites em sete parâmetros ambientais avaliados: https://www.publico.pt/2021/12/01/ciencia/noticia/portugal-ultrapassou-quase-limites-ecologicos-geracoes-novas-menos-carbono-emitir-1986971 O estudo, encomendado pela Gulbenkian, pode ser descarregado a partir desta ligação.
- Os mitos da transição verde, artigo de Mariana Riquito, investigadora do CES-Univ. Coimbra: https://www.publico.pt/2021/12/03/p3/cronica/mitos-transicao-verde-1987161
- Artigo científico de revisão que alerta para o impacto global do sobreconsumo e do desperdício nas sociedades industrializadas e defende a aplicação de políticas decrescentistas, cujas autoras principais são investigadoras do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969721064378
- Artigo sobre redução do consumo como forma de mitigar a destruição ambiental, por Roar Bjonnes, membro da ‘Systems Change Alliance’: https://systemschangealliance.org/consumption-the-cause-and-the-solution-to-environmental-destruction/
- Artigo do site Reporterre sobre Delphine Batho, presidente do movimento ‘Géneration ecologie’ e candidata às primárias ecologistas da eleição presidencial francesa de 2022, que defende o decrescimento como único projecto político verdadeiramente alternativo: https://reporterre.net/Delphine-Batho-La-decroissance-est-le-seul-projet-politique-reellement-alternatif
- Iniciativa internacional ‘Global Tapestry of Alternatives’, que pretende criar uma rede de apoio mútuo e de alianças estratégicas entre movimentos alternativos que trabalham em diferentes níveis (local, regional, global): https://globaltapestryofalternatives.org/index