Data: 3 Dezembro | 14:30-18:30h
O ciclo de eventos “Crescer até Rebentar?” está a chegar ao fim.
Caminhar para um futuro decrescentista é o mote da última sessão que desta forma deixa a porta aberta a quem quiser vir reflectir connosco sobre o que existe e como aqui chegámos, avançando pistas para podermos reinventar o que gostaríamos que existisse.
Da parte da tarde, a proposta é revisitar e cruzar os temas das sessões anteriores com a ajuda dos seus intervenientes que assim terão a oportunidade de trocar ideias e propostas, tanto entre el@s, como com o público.
Para estimular as conversas, serão lançadas perguntas relacionadas com a relevância actual dos limites, tema central do relatório “Limites ao Crescimento” publicado há 50 anos, e como esse conceito nos pode auxiliar a pensar e a co-criar o presente e um futuro próspero e justo para tod@s, humanos e não humanos, contemporâneos e vindouros.
Podem os valores da autonomia, da suficiência e do cuidado orientar-nos nesta tarefa? Que propostas e projectos já existentes – ou que venham a existir – serão úteis na caminhada para um futuro decrescentista?
As conversas serão intercaladas com diversos momentos performativos – inspiradores, estimulantes ou relaxantes – espaços para despertar os sentidos e as emoções.
Paralelamente, será ainda possível visitar a exposição “Chronos Cube” do ativista Henrique Frazão, assim como assistir ao Vídeo-Limites-ao-Crescimento, onde reunimos vários testemunhos sobre o conceito “Limites”.
Para o final está reservada a atividade “Cooperar em vez de competir”, dinamizada pela Horta do Mundo e o ciclo encerrará com um convívio e lanche partilhado entre tod@s @s participantes.
Será uma ocasião para conviver e celebrar a riqueza deste ciclo que agora termina. Junta-te a nós!