Data: 4 Junho | 11:00-17:00h
“Uma vida boa para tod@s” é o mote que o Dia Global do Decrescimento adotou internacionalmente desde a sua primeira edição em 2019 e é, no fundo, a finalidade última das ações que a Rede para o Decrescimento vai promovendo, inclusive com este ciclo mensal de encontros, para relembrar o relatório publicado pelo Clube de Roma em 1972. Assim, nesta sexta sessão, queremos juntar-nos à celebração/encontro global, pois tudo está ligado, e, ao mesmo tempo, irmos um pouco mais além do foco proposto para este ano: justiça climática.
Na parte da manhã (11h00 - 13h00), ao ar livre, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, com a ajuda da artivista Cheila Collaço Rodrigues e da performer Sofia Miguel Castro iremos explorar e imaginar como podemos escapar à dependência do crescimento, com vista a adotarmos novos paradigmas de existência, mais ajustados a uma vida boa para tod@s. Performances, leituras de poemas e diálogos informais servirão de apoio metodológico prático, com a participação de membros da Rede para o Decrescimento. O evento é aberto ao público e tod@s serão bem-vind@s.
Já de tarde (15h00 - 17h00), na sala polivalente da mesma biblioteca, continuaremos o caminho da inquirição e exploração de práticas e pensamentos alinhados com a prosperidade e a sustentabilidade de tod@s, num Planeta onde se continua a produzir desperdício numa lógica muito para além das possibilidades biofísicas da Terra e, mesmo, das reais necessidades de suficiência para o TODO, mas onde é cada vez mais necessária uma visão de equidade e justiça globais.
A conversa seguirá a metodologia fishbowl e teremos connosco a investigadora da Universidade do Algarve Isabel Marín-Beltrán, a ativista/comunicadora Joana Guerra Tadeu e Cecília Shinn, médica e membro da Rede para o Decrescimento. A conversa será inicialmente apenas entre as três convidadas, mas terá uma segunda parte aberta à participação de qualquer pessoa da assistência, que tomará o lugar de uma das convidadas.