Encontro Nacional da Rede para o Decrescimento - 2021

Car@s companheir@s decrescentistas,
Tal como anunciámos na edição de Julho do Caracol, a Rede para o Decrescimento irá realizar o 2ª Encontro Nacional’2021, nos dias 4 a 5 de Setembro na Beira Baixa (Tapada da Tojeira, Vila Velha de Rodão), para o qual renovamos aqui o convite.
As linhas de força são: cuidar dos laços interpessoais (entre os que acreditam que uma vida melhor para tod@s é possível) e procurar respostas sobre como passar à prática decrescentista potenciando a sua ação transformadora a nível pessoal e coletivo. Podem consultar o programa provisório que segue em anexo (pdf).
O Encontro é presencial e aberto a tod@s @s que se interessam pelo decrescimento.
A inscrição é gratuita e está aberta até 29 de Agosto através do formulário que encontram aqui.
O Encontro é decrescentista e como tal tod@s serão chamad@s a partilhar tarefas e despesas com a alimentação e cuidado na manutenção dos espaços de acolhimento.
Contactos: geral@decrescimento.pt, telm - 919117183 (Carlos Soares) ou 910054541 (Marta Brazão)
Relatório
Estamos de parabéns
O Encontro Nacional 2021 da Rede para o Decrescimento cumpriu-se e cumpriu os principais desideratos propostos - reflectir sobre as actividades e as estratégias da Rede em modo decrescentista.
No fim de semana de 4 e 5 de Setembro, uma quinzena de membros da rede, de diversas proveniências, e ainda duas crianças, desaguaram (quase) à beira (baixa) do Tejo, na Herdade da Tapada da Tojeira (Vila Velha de Ródão), para pôr em prática o espírito e princípios decrescentistas.
O foco esteve no reencontro para poder refletir e avaliar as ações destes primeiros meses de funcionamento em novo modo de organização interna. Sem pressas e de modo fluído o programa lá se foi abrindo…
Destaque (menos positivo) para a pouca participação não presencial (via online) no momento da Reunião Geral da Rede (18h de sábado). E, ao invés, os excelentes momentos de convívio-dançante na noite de sábado, bem como da caminhada-sensorial na manhã de domingo.
De destacar ainda a participação de duas pessoas completamente novas na Rede, bem como de duas outras vindas do recém criado núcleo local de Santarém.
Quanto ao resto, entre conversas sempre enriquecedoras e refeições saudáveis e nutritivas, preparadas coletivamente, as relações interpessoais e o enlaçar dos nós-da-rede lá se foram vivendo.
No final, tod@s sentimos um pouco que a Rede se deve abrir mais ao exterior, sem perder a sua horizontalidade e humanidade, e que mais membros da Rede devem acolher esta oportunidade de Encontro Nacional para dinamizar atividades.
As sementes para o EN’2022 foram lançadas e o desafio dum futuro melhor para tod@s continua.
Nota: Em breve serão publicados um balanço e um registo fotográfico mais completos deste tão importante encontro decrescentista.



