O Caracol | Verão 2023
12 min leitura

O Caracol | Verão 2023

O Caracol | Verão 2023

Destaques

Desde a edição de Primavera do Caracol decorreram várias actividades organizadas (ou co-organizadas) pela Rede ou com a participação de alguns dos seus membros. Destacamos os eventos co-organizados pelo NL-Lisboa e pelo NL-Santarém para assinalar o Dia Global do Decrescimento (3 de Junho), assim como os encontros presenciais mensais promovidos pelo NL-Lisboa em Maio, Junho e Julho. A nível interno teve lugar uma Reunião Periódica de Coordenação online, a 15 de Junho. A nível internacional, destacamos a conferência Beyond Growth 2023 que decorreu no Parlamento Europeu em Bruxelas de 15 a 17 de Maio, a qual foi acompanhada por alguns membros da Rede (presencialmente ou online). Em termos de eventos futuros, destacamos, por cá, o Encontro Nacional da Rede que decorrerá entre 13 e 15 de Outubro em Mértola, e, fora do país, a 9ª Conferência Internacional sobre Decrescimento que acontecerá em Zagreb de 29 de Agosto a 2 de Setembro. Confiram tudo nesta edição estival muito bem recheada do Caracol. Boas leituras e reencontramo-nos em Setembro!

Atividades da Rede ou com a participação dos seus membros (Maio a Julho)

Encontros presenciais do Núcleo local de Lisboa

- 5º Encontro presencial de 2023, Bela Flor (Campolide): 20 de Maio

No dia 20 de Maio, os membros do Núcleo Local de Lisboa juntaram-se no Bairro da Bela Flor em Campolide. O encontro incluiu uma reunião do NL no espaço da Boa Colaborativa, onde se discutiram as actividades do NL, seguida de almoço partilhado na Sala Comunitária da Bela Flor. Seguiu-se conversa informal sobre o projeto Bela Flor Respira com a Cátia (dinamizadora local do projeto), algumas das moradoras presentes e Roque Amaro (Glocal Decide). Durante a tarde, participámos numa visita guiada à Agrofloresta da Bela Flor. Este encontro teve o apoio da Cristina Sousa (coordenadora do Bela Flor Respira/MedTown) na organização. O local, a norte do viaduto Duarte Pacheco, sobra dos interstícios urbanos, tem topografia arrevesada e forte declive, é um espaço verde que foi revitalizado com o forte empenho da comunidade.

- 6º Encontro presencial de 2023, Campo de Ourique: 17 de Junho

Teve lugar a 17 de Junho, na Padaria do Povo em Campo de Ourique. Para além da reunião mensal do núcleo durante a manhã, onde se discutiram as actividades passadas e futuras do NL, e do animado almoço no local, o encontro incluiu, no período da tarde, uma breve apresentação do decrescimento e da Rede aos presentes, seguida de uma abordagem à questão do território sob uma perspectiva decrescentista. A parte principal da sessão da tarde foi dedicada à apresentação da proposta de implementação de um SuperQuarteirão em Campo de Ourique pela arquitecta Rita Castel’ Branco, a que se seguiu um período de participada discussão com quem assistia. É possível ler um relato mais detalhado deste encontro nesta ligação.

- 7º Encontro presencial de 2023, Parque Florestal de Monsanto: 15 de Julho

Com o calor a fazer-se sentir, os membros do NL organizaram este encontro informal no dia 15 de Julho, que incluiu, na parte da manhã, uma caminhada no Espaço Biodiversidade do Parque Florestal do Monsanto, guiada por Francisco Raposo do Centro de Interpretação de Monsanto (CIM) e por Álvaro Fonseca da Rede, seguida de almoço-convívio no espaço exterior do CIM.

Dia Global do Decrescimento: 3 de Junho

Evento em Linda-a-Velha: Iniciativa do Centro Comunitário de Linda-a-Velha (CCLaV), em colaboração com a Fábrica de Alternativas e com o NL-Lisboa da Rede, para celebrar o Dia Global do Decrescimento (DGDC). Incluiu caminhada na Mata do Jamor guiada por Tiago Reis (CCLaV) e José Catela (Vamos Salvar o Jamor) na parte da manhã; almoço partilhado no CCLaV; e conversa-debate sobre o significado do lema do DGDC (uma vida boa para tod@s) e do tema escolhido para este ano - autonomia - no contexto do concelho de Oeiras. Neste debate estiveram presentes, para além de membros da Rede, da Fábrica e do CCLav, membros de forças políticas do concelho, nomeadamente, o PAN, os Verdes e o Evoluir-Oeiras.

Encontro “Voltamos às origens e escrevemos uma história” do Projecto Origens (Viseu), 22-23 de Abril

Aconteceu nos dias 22 e 23 de Abril, este encontro, co-organizado pela Transição Portugal, cujo fim era aproximar agentes de mudança, de movimentos sociais e ambientais, convidando à reflexão coletiva e à união de esforços na sua acção. Esta actividade acontece como um dos eventos multiplicadores que tiveram lugar em Portugal, na sequência de dois projetos europeus, o Community Climate Coaches e o Activating Community Transformation, nos quais a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é entidade parceira. Neste encontro estiveram presentes pessoas de vários movimentos e entidades e que se deram a conhecer, aos seus projetos e movimentos. Além da conexão, do convívio e da partilha, houve lugar a dois momentos de trabalho através de metodologias participativas e de inteligência coletiva (World Café e Fish Bowl).

Deste fim de semana muito especial, de fraternidade, esperança e alinhamento, acabou por emergir o Micélio. E o Micélio poderá definir-se como um organismo vivo auto-organizado neste ecossistema de mudança que co-criamos, que age já hoje por um amanhã melhor. Um dos desejos do grupo, foi o de manter a conexão e nutrirmos este organismo vivo de relações humanas e agendar para breve um novo encontro.

Esse encontro acabou por se realizar entre os dias 8 e 11 de Junho também em Viseu. Sobre este último Encontro do Micélio haveria tanto para dizer mas penso poder concluir-se que este Micélio está bem vivo, a fortalecer-se e em clara expansão. Foram vários os pequenos passos que foram propostos, e um próximo encontro irá agora ser desenhado. Continuemos junt@s a sonhar, a refletir e a agir!

(Resumo comunicado por Humberto Mendes do Projecto Origens e que integrou a Rede na RG de 1 de Abril)

Festa da Espiga (Livre), Quartel do Largo do Cabeço de Bola (Lisboa), 19-20 de Maio

Na tarde do dia 20 de Maio, o membro da Rede Alcides Barbosa participou no painel da conversa-debate “Que energia para este clima?” sobre transição energética, no âmbito da Festa da Espiga promovida pelo Livre em Lisboa (freguesia de Arroios).

Encontro de Colectivos, Fábrica de Alternativas (Algés), 1 de Julho

Teve lugar no dia 1 de Julho, na Fábrica de Alternativas, em Algés. O encontro foi promovido pela Fábrica de Alternativas para debater as dificuldades e problemas sentidos por diversos colectivos e associações que foram convidados para esta sessão, tendo como objectivos partilhar problemas, trocar experiências e tentar encontrar soluções para as situações identificadas, de forma abrangente e solidária. Estiveram presentes membros de três associações formais - Casa da Achada/Centro Mário Dionísio, Sirigaita e Vamos Salvar o Jamor - para além da Fábrica, e de dois colectivos informais - Bairro Santa Filomena e Rede. Depois de uma ronda de apresentações, as intervenções focaram-se nos problemas ou dificuldades de cada colectivo e nas formas de @s encarar, contornar ou ultrapassar. Foram constatadas diferenças, assim como aspectos comuns que mostraram as potencialidades da partilha de experiências, da aprendizagem coletiva, da procura de sinergias e da criação de redes de apoio mútuo. Foi proposto que futuros encontros se focassem em temas específicos. O próximo encontro terá lugar na Casa da Achada em Outubro e será focado nas questões legais das actividades dos coletivos. Esteve presente neste encontro pela Rede Álvaro Fonseca.

Conferência “Beyond Growth 2023”, Parlamento Europeu, Bruxelas, 15-17 de Maio

Foram publicados no site da Rede a carta aberta divulgada nas vésperas do evento (e subscrita pela Rede) e um balanço pessoal da conferência escrito pelo membro da Rede Hans Eickhoff, que esteve presente em Bruxelas. É possível aceder a vídeos das sessões a partir desta ligação ou neste canal.

Novos Círculos na Rede

- Círculo “Revista Outras Economias”

Este Círculo foi criado para dar conta da colaboração da Rede no primeiro número de um projecto editorial liderado pelo CIDAC - revista "Outras Economias", uma publicação digital quadrimestral sobre alternativas económicas. A colaboração surgiu por convite dirigido à Rede, para a qual se voluntariaram Álvaro Fonseca e Graça Rojão. Para além da Rede, está a colaborar neste Nº1 o Banco do Tempo. O lançamento da revista está previsto para meados de Setembro. A cada lançamento estará associado um ciclo de animações: conferências, mesas redondas, formações etc.

Petições ou Manifestos subscritos pela Rede

- Manifesto em defesa da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional

Os colectivos que subscrevem esta iniciativa visam lutar contra mais construção fora de áreas urbanas, defendendo o que consideram essencial: o acesso à habitação digna a custos comportáveis, a conservação de uma reserva de solos, cada vez mais raros e insubstituíveis, constituindo um verdadeiro seguro para a segurança alimentar no futuro, em contexto de alterações climáticas, em defesa da biodiversidade, das infraestruturas verdes e da conectividade ecológica. Consultar a petição completa aqui.

- Carta aberta publicada em toda a Europa no primeiro dia da conferência “Beyond Growth”

Ao mesmo tempo que os dirigentes políticos se reuniam para a Conferência no Parlamento Europeu sobre como ir além do crescimento, os académicos e organizações da sociedade civil elaboravam esta carta, com o pressuposto de que a crise geopolítica actual é uma oportunidade de nos afastarmos do crescimento competitivo prejudicial, quer ambiental quer socialmente, e embarcar num novo sistema assente na cooperação pelo bem-estar para todos, ao mesmo tempo que permite uma vida democrática próspera e um modo de vida mais suave e agradável. É possível ler aqui o texto integral da carta.

Publicações recentes no site da Rede ou noutros media

Foram publicados no nosso site os seguintes artigos, escritos por membros da Rede:

- “Cidades decrescentistas: Superquarteirão no Jardim da Parada (Campo de Ourique)“

- “Pelo Decrescimento da Habitação” (Círculo Decrescimento e Habitação )

- “Beyond Growth no Parlamento Europeu - O decrescimento a chegar ao debate público

- “81 artigos da Lei de Bases do Clima que não nos vão salvar do caos climático”

Foram ainda publicados os seguintes artigos por autores exteriores à Rede:

- “Fast Fashion exige-nos consumo responsável”

- “Carta aberta publicada em antecipação da Conferência Beyond Growth 2023”

- Artigo na Revista Cais de Junho

O número de Junho da revista Cais teve a ZERO como 'Direção convidada'. Foi dirigido à Rede convite para escrever um texto a partir da pergunta: Será possível um crescimento infinito num planeta de recursos finitos? O texto, da autoria de Álvaro Fonseca, foi publicado em conjunto com um outro, escrito pela vice-presidente da SEDES (Catarina Castro). Espelham duas perspectivas (e visões de mundo) bastante contrastantes!

Eventos futuros, internos ou exteriores à Rede

Nacionais

- Oficina sobre decrescimento, Quinta das Faíscas (Fornos de Algodres): 29 de Julho

O membro da Rede Alcides Barbosa dará uma oficina sobre decrescimento, que incluirá uma introdução à Rede, na Quinta das Faíscas (Rancosinho, Fornos de Algodres) no dia 29 de Julho.

- Acampamento em defesa do Barroso, Covas do Barroso: 10 a 15 de Agosto

Após o sucesso das acampadas dos verões anteriores, o movimento de contestação à mineração Unidos Em Defesa de Covas do Barroso organiza a terceira edição do Acampamento em Defesa do Barroso, sob o lema “Não às Minas. Sim à Vida!”. Excerto da convocatória: “Desde o verão passado, a resistência contra os planos de mineração manteve-se ativa: muitas lutas se levantaram e muitas alianças se teceram. Este verão, queremos voltar a unir forças e a partilhar estratégias de resistência aos interesses económicos e políticos que pretendem destruir as montanhas pela promessa de lucro fácil.”

- Próximo encontro presencial do NL-Lisboa da Rede na Cooperativa Mula (Barreiro): 23 de Setembro

A proposta para o 8º encontro presencial de 2023 do NL-Lisboa é de um passeio guiado do terminal fluvial até à Quinta Braancamp, almoço na Mula e breve reunião, seguida de conversa aberta à tarde.

- Encontro Nacional da Rede, Mértola: 13, 14 e 15 de Outubro

Pelo quarto ano, a Rede para o Decrescimento organiza o seu Encontro Anual. É um espaço de partilha, de encontro e de reflexão sobre a Rede e sobre temas pertinentes, onde se fazem balanços, se identificam problemas e debatem propostas. Tem uma componente convivial/cultural e é aberto a tod@s que se identificam ou têm curiosidade pelo decrescimento. Para variar este ano, mudamos o local do encontro para Mértola e assim, além da participação ao trabalho da Rede DC, haverá a oportunidade para descobrir o trabalho da Associação Terra Sintrópica, da estratégia ‘Mértola, laboratório para o futuro’ e da sua rede de parceiros, no processo de transição agroecológica em curso.

Fiquem atent@s às próximas informações sobre o programa, os custos e as modalidades de inscrição.

Internacionais

- 9th International Degrowth Conference, Zagreb: 29 de Agosto a 2 de Setembro

9ª das Conferências Internacionais bienais sobre Decrescimento que se iniciaram em Paris em 2008, este ano sob o lema “Planet, People, Care: It Spells Degrowth!”.

Publicações de interesse para a comunidade decrescentista

Entrevista com o pensador indígena Ailton Krenak - no Público

Nunca usa a palavra decrescimento, mas o seu pensamento é profundamente decrescentista, e as suas ideias sobre temas como tempo (e urgência), comunicação, refugiados, ligação corpo-território, motivam pertinentes perguntas. “Por que é que continuamos produzindo o desastre que acaba com os mundos e produz gente sem mundo? Estamos vivendo num planeta-pirata? Todos nós vamos ser refugiados? Será que a gente não tem a opção de nos transformarmos em pessoas activas, corpo-território, que de repente podem dizer uma insanidade: «Vocês querem destruir esse lugar onde eu estou»?”

Alternativas - Construindo Futuros Possíveis

O documentário ALTER NATIVAS de Agusti Corominas e Juan Del Río - que teve cinco exibições públicas durante o mês de Julho de norte a sul de Portugal - mostra práticas, protagonistas e a geografia do movimento de Transição em Espanha. Substantiva o presente em pequenas iniciativas de base local, de futuros possíveis para uma sociedade menos consumidora de recursos, mais resiliente e socialmente mais justa. Soa a utopia, não fosse o caso de serem já muitos os topos (locais), em dezenas de países, incluindo Portugal, onde existem preocupações com a excessiva dependência da sociedade ocidental de determinados recursos, que noutros sítios são produzidos cada vez mais longe das comunidades, como acontece com muitos bens alimentares, e que na maior parte dos casos não são reutilizados, por razões de design ou de cultura de uso.

Tal como Abel Coentrão expressa no seu artigo no Público, o “filme namora ideias do decrescimento”, desde os conceitos de frugalidade e autocontenção, e dá exemplos em áreas como a mobilidade, a energia, a agricultura regenerativa, a reutilização de bens e recursos, até à criação de moedas locais, tudo enquadrado por uma clara transformação social, por via da promoção da vizinhança, da crença no poder transformador da acção comunitária, que não pode deixar ninguém para trás.

Marx no Antropoceno: Rumo à Ideia de Comunismo Decrescente

O livro editado em inglês no início deste ano, da autoria do filósofo japonês Kohei Saito, contém múltiplas pistas para discorrer sobre o estado do mundo a partir de um olhar asiático, decrescentista e marxista. É animador que a sua intransigente mensagem tenha aparentemente capturado a imaginação da juventude japonesa. É possível ler uma resenha em português nesta ligação.

Duas iniciativas recentes para organizar o movimento decrescentista internacional

Uma das iniciativas é promovida pelo colectivo aberto “Organizing the Degrowth Network”(ODN), que se pode equipar a uma assembleia constituinte para um futuro movimento decrescentista mundial e que tem promovido assembleias abertas em paralelo com as conferências internacionais de frequência bienal desde a 6ª conferência de 2018 em Copenhaga. A próxima assembleia decorrerá a 28 de Agosto, na véspera da próxima conferência em Zagreb. Para saber mais detalhes sobre os objectivos desta iniciativa do ODN ver este post do site ’degrowth.info’.

A outra iniciativa interligada é do activista decrescentista JP Arellano (membro do ODN) e consiste no levantamento e compilação de dados sobre grupos/iniciativas decrescentistas espalhad@s pelo mundo, no sentido de criar uma base de dados de livre acesso denominada “The Degrowth Database”. Para saber mais consultar esta ligação.

Número da revista Monthly Review dedicado ao Decresciemnto

O nº3 de 2023 da revista internacional Monthly Review teve como tema o decrescimento, com artigos de diversos autores, que apresentam sobretudo perspectivas ecossocialistas. Os artigos são de acesso livre online (embora seja sugerida a subscrição paga da edição impressa).

Gostou do artigo? Considere subscrever