O Caracol | Inverno 2023-2024
12 min leitura

O Caracol | Inverno 2023-2024

Nesta edição damos conta do que aconteceu na Rede durante os meses de Inverno, nomeadamente as actividades em que participámos, bem como artigos e sites interessantes à nossa comunidade. No final, deixamos nota de eventos futuros a não perder, entre eles as conferências de Pontevedra em Junho.
O Caracol | Inverno 2023-2024

Actividades da Rede ou com a participação dos seus membros

9º Encontro mensal de 2023 do Núcleo de Lisboa, a 18 de Novembro, no Centro de Inovação Social dos Olivais (CISO), onde fomos acolhidos pela Bicicultura. O evento teve o seu início com a Reunião interna do Núcleo, onde se abordaram diversos temas, nomeadamente gestão, calendários e ações futuras, e que contou com a presença de alguns dos que nos acolhiam, o que facilitou uma conversa aberta em continuidade sobre a Rede, e “O que é o Decrescimento?”.

Houve uma reflexão conjunta sobre a necessidade imperiosa da reapropriação do espaço público pelas pessoas, incentivando fortemente uma cultura de mobilidade urbana, articulando os contributos de diferentes projetos e iniciativas da Rede para o Decrescimento, da Bicicultura, e do projeto Hi-BicLab.

O almoço foi partilhado, cada um levou qualquer coisa, mas os da casa fizeram uns  saborosos “petiscos verdes”.

Na parte da tarde seguiu-se a apresentação da Veloteca Bikesharing da Bicicultura e roadshow de experimentação, onde todos bicicletaram os vários modelos disponíveis, uns mais ágeis, outros menos prendados.

10º Encontro mensal de 2023 do Núcleo de Lisboa. O último encontro presencial do ano decorreu na manhã do dia 17 de Dezembro na Padaria do Povo. Teve como objectivo fazer um balanço das actividades do Núcleo durante o ano e apresentar ideias para 2024. Em 2023, realizaram-se 9 encontros mensais, 7 dos quais em colaboração com associações/colectivos: Fábrica de Alternativas (Algés), Cooperativa Rizoma (Arroios), Bela Flor Respira (Campolide), Padaria do Povo (Campo de Ourique), Centro de Interpretação de Monsanto (P.F. Monsanto), Cooperativa Mula (Barreiro), Bicicultura (Olivais); além de um evento integrado na celebração do Dia Global do Decrescimento na Mata do Jamor, em colaboração com o Centro Comunitário de Linda-a-Velha. Foram ainda promovidos eventos pontuais em colaboração com a Formiga Atómica e foi lançado o Círculo sobre Habitação. Foi sugerido que em 2024 os eventos mensais se focassem em temas específicos, continuando a procurar colaborações com outros colectivos ou instituições na região de Lisboa.

Participação na consulta pública do PAEC - Plano de Acção para a Economia Circular 2023/2027

A Rede enviou vários contributos, que foram submetidos com sucesso em 9 de Novembro de 2023. Seremos notificados da disponibilização online do relatório final em data que desconhecemos. Explicita-se que o objetivo geral da economia circular assenta na redução da extração e do desperdício de recursos, a fim de dissociar o crescimento económico do aumento do consumo de recursos naturais, mantendo o desenvolvimento económico dentro dos limites do planeta. A aplicação dos princípios subjacentes à economia circular serve para assegurar o cumprimento das metas ambientais e socioeconómicas preconizadas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adoptada por todos os Estados-membros das Nações Unidas em 2015, e que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O nosso contributo numa perspectiva decrescentista foi enumerar aspectos esquecidos neste PAEC, nomeadamente o Relatório Meadows, as constatações do IPCC, a Conferência “Beyond Growth”, e sobretudo a não referência aos modos de como se fará a transformação da sociedade no seu todo. Também não se encontram valorizadas e materializadas as noções de (de)crescimento e produção, respaldadas na possibilidade de dissociação do crescimento económico da utilização de recursos/pressões ambientais, e sobretudo a ausência duma visão “post-growth”. Sugere-se a leitura do artigo no nosso site, para que possamos assumir posições mais coerentes e consistentes.

Reunião Geral, a 13 de Janeiro de 2024, na Cooperativa Rizoma. Com carácter extraordinário, esta reunião teve como principais objectivos a eleição de um novo Círculo de Gestão Interna (uma vez que na anterior RPC não foi possível eleger os seus membros) e a discussão das propostas, previamente apresentadas, de alteração à Orgânica Interna da Rede. No final, além de um novo grupo para o CGes, ficou decidido reactivar o Círculo Revisão e Acompanhamento da OI na plataforma Element, incorporando as propostas de modificação consensualizadas ou recomendadas nesta reunião.

1º Encontro mensal de 2024 do Núcleo de Lisboa, a 19 de Janeiro, no CIDAC. Este encontro, ao final da tarde, teve como objectivo analisar e calendarizar propostas de actividades mensais para o ano corrente. Foram apresentadas propostas de temas e/ou locais dos encontros presenciais para decorrer no terceiro sábado dos próximos 5 meses até Julho: eleições e Decrescimento (17 Fev); habitar (Ordem dos Arquitectos); mobilidade e Decrescimento; artes e Decrescimento; alimentação.

Passeio organizado pelos Amigos da Tapada das Necessidades, dia 27 de Janeiro de 2024

O NL Lx tem vindo a acompanhar a longa “história" da prevista requalificação da Quinta Real das Necessidades em Lisboa. Além da nossa comparência, também estiveram presentes, a Associação dos Jardins Históricos na pessoa da Arqª paisagista Teresa Andersen que fez de mediadora, e o gabinete de Projecto do Departamento de Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa, responsável pelo Plano de Salvaguarda e Gestão, o qual foi recentemente aprovado, mas ainda impossível de implementar porque existe contencioso entre a CML e o vencedor do concurso lançado em 2015. Finalmente existe um Plano, instrumento de gestão operativo, que deveria ter marcado o início do processo, constatando-se que a permanente insistência e mobilização cidadã deram resultados positivos, assentes no respeito e ligação harmoniosa à natureza cuidada, que não tem de ser inundada sistematicamente por animações, esplanadas, diversões, pelo contrário, deve traduzir-se num não ao consumismo e ao desperdício, um sim à convivialidade e à partilha, valores que também pautam o movimento decrescentista.

Presença no Ciclo de Cinema & Política, a 31 de Janeiro de 2024 na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa.

A participação aconteceu em torno da exibição do filme Legacy, notre héritage de Yann Arthus-Bertrand, seguida de uma conversa sobre as questões como impacto humano no meio-ambiente, o antropoceno, as alterações climáticas, e o decrescimento enquanto corrente crítica e alternativa. A discussão foi acesa e participada, partindo de um filme esteticamente apelativo, que nos conecta fortemente ao mundo natural - que o autor viu diminuir drasticamente perante os seus olhos, durante uma vida de fotógrafo de Natureza. Perante o descalabro, e a impotência das pequenas ações individuais, perante o curto horizonte temporal de ação, e perante a proposta contra-cultural do decrescimento, é fácil desmoralizar, despolitizar, desistir. A conversa partiu daí, desse constante, desse sentimento avassalador de ver tanta coisa ruir sem que nada seja feito - ou possível. Mas evoluiu, questionando-se, crescendo, evocando coragens que ainda não temos enquanto movimento e sociedade civil, perguntando perguntas difíceis, equacionando estratégias e objetivos, moralidades e finalidades, e o compasso histórico, humano, presente e vivo que há em cada um@ de nós.

As conversas decrescentistas são sempre diferentes, mas oferecem algo que não se vive noutras conversas: um desconstruir profundo, perguntas difíceis, um permitir explorar caminhos e sentidos ditos impossíveis, e propor novos mundos e abordagens, à margem ou de embate, sempre numa perspectiva de construção, de procura, de proposta, de coragem. Obrigado ao Cossoul pelo convite e pela bonita iniciativa, e a tod@s @s presentes pelas perguntas difíceis e pela aventura de se permitir sonhar respostas e novos (im)possíveis.

2º Encontro mensal de 2024 do Núcleo de Lisboa, a 17 de Fevereiro, no Avenidas - Um Teatro em cada bairro.

A tarde começou com a habitual reunião dos membros do NL-Lx para debate, troca de ideias e preparação de eventos futuros. Posteriormente, o grupo convidou a assistirem à estreia em Portugal do documentário “Outgrow the system” (Transformar o sistema), seguida de uma conversa via zoom com Cecilia Paulsson, a realizadora e produtora. No final, o debate foi alargado às pessoas convidadas, tendo sido muito produtivo. De notar que é um filme com enfoque na transição para um sistema económico sustentável, sob o mote “muda o sistema, não o clima”, mostrando-nos novas perspectivas económicas com potencial para mudar o mundo no seu âmago. Assistam ao trailer.

Conversas verdes, organizada por Jardins Abertos, no dia 1 de Março de 2024 pelas 18h no Teatro Praga

A Rede aceitou o convite para participar numa actividade cujo objectivo foi o de promover o diálogo, a partilha e troca de experiências sobre os temas da ecologia e da sustentabilidade em contexto da cidade e no mundo. O membro Jorge Farelo interveio, lançando algumas pistas que permitiram um conhecimento mais alargado da problemática do decrescimento, e através do caso a concretizar de um superquarteirão no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, abordou em conjunto com os participantes, sobretudo jovens, as questões do fazer uma cidade mais sustentável, mais inclusiva, mais verde.

Círculos da Rede

- Foi sorteada uma nova equipa para o Círculo de Gestão Interna, designadamente Alejandro Tinoco, Carlos Soares e Luís Camacho. O trabalho do Círculo iniciou-se este mês de Fevereiro.

- Houve uma reactivação do Círculo de Acolhimento no sentido de a Rede melhor conseguir integrar @s nov@s membros bem como quem se interesse pelo assunto ou que deseje participar nas nossas actividades.

- O Círculo de Revisão e Acompanhamento da Orgânica Interna, na sequência da Reunião Geral de 13 de Janeiro de 2024, foi reativado e surgiram novidades: quanto à Orgânica Interna, que entrou em vigor em Janeiro de 2021, têm vindo a ser equacionadas diversas questões, com o objectivo de elaborar um documento que contemple os ajustamentos considerados como necessários. Tiveram lugar algumas reuniões para avaliar os contributos entretanto produzidos, e em breve será discutida e aprovada uma versão final em Reunião Geral, a convocar para o efeito.

- O Círculo Ecofeminismo e Decrescimento lançou um pequeno questionário (3 minutos).

Pensar na crise sistémica a partir de lentes simultaneamente decrescentistas e feministas implica descolonizar o imaginário, colocar as preocupações socio-ecológicas no centro do debate, e imaginar uma transformação social emancipatória que promova uma ruptura com o capitalismo e o patriarcado. O decrescimento critica o crescimento económico assumido como finalidade social, revelando que o capitalismo sobrevive à custa da invisibilização de corpos-territórios, do trabalho doméstico e de cuidado e cria continuamente discriminações e desigualdades. Que caminhos críticos e interseccionais queremos desenhar entre decrescimento e feminismo(s)? Como se podem retroalimentar? Procurando dialogar com estas e outras questões, inquietações e interpelações, o círculo ecofeminista desenhou um breve questionário com o duplo objectivo de: i) conhecer melhor as perspectivas da comunidade decrescentista face ao feminismo e ii) programar iniciativas futuras. Podem aceder ao questionário aqui.

Publicações recentes no site da Rede ou noutros media

Foram publicados no nosso site artigos escritos (ou traduzidos) por membros da Rede, designadamente:

Artigo de Jorge Farelo com um resumo dos conceitos chave de Serge Latouche no seu recente livro:

A Abundância frugal de Serge Latouche, uma breve súmula

Artigo com o texto de Nick Meynen, publicado originalmente em Knack (Junho de 2023) e traduzido pela Rede para o Decrescimento em Portugal:

O que é (e, mais importante, o que não é) o decrescimento?

Artigo de Hans Eickhoff relativo à participação da Rede na Consulta Pública sobre o Relatório Ambiental da Comissão Técnica Independente:

A Rede para o Decrescimento opõe-se à construção de um novo aeroporto

Com o aproximar das eleições legislativas de 10 de Março, recomendamos a leitura, no nosso site, do artigo A campanha eleitoral perdida no labirinto das propostas habituais, a propósito das eleições de Janeiro de 2022, o qual se mantém actual dada a quase ausência da emergência ambiental nos debates públicos e a ausência de propostas de modelos económicos alternativos nos programas partidários.

Paralelamente, chamamos a atenção para este artigo An alternative degrowth manifesto for 2024, de 9 de Fevereiro, uma reflexão do movimento decrescentista britânico em antecipação ao acto eleitoral no Reino Unido ainda este ano.

Eventos futuros, internos ou exteriores à Rede

5ª Assembleia Internacional do Movimento Decrescentista, a 17 de Junho de 2024, em Pontevedra, Espanha, organizada pela primeira vez pelo IDN/ International Degrowth Network, lançado na anterior assembleia de Zagreb.

10ª Conferência Internacional sobre Decrescimento, de 18 a 21 de Junho de 2024, na cidade de Pontevedra, Espanha, a qual será feita em conjunto com a 15ª Conferência da Sociedade Europeia para Economias Ecologistas. O tema do evento será “Ciência, tecnologia e inovação pós-crescimento: cultivando uma criatividade colectiva para um futuro sustentável”.

Publicações de interesse para a comunidade decrescentista

- Between limits and abundance: a degrowth transition as a threat or a promise?, artigo de investigação no Jornal Degrowth volume I, 27 páginas, de 9 de Outubro de 2023:

https://www.degrowthjournal.org/publications/2023-10-09-between-limits-and-abundance-a-degrowth-transition-as-a-threat-or-a-promise/

- Recalibration of limits to growth: an update of the World3 model, artigo de investigação do Journal of Industrial Ecology, o qual redefine o modelo utilizado no relatório dos autores do livro Limites ao Crescimento, de 13 de Novembro de 2023:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jiec.13442

- China and the US, the World’s biggest polluters, strike a climate deal, artigo no Griest a 15 de Novembro de 2024, sobre o clima e energia:

https://grist.org/climate-energy/china-and-the-u-s-the-worlds-biggest-polluters-strike-a-climate-deal/

- Dependência energética e o paradoxo da mitigação climática (I), primeira parte do artigo de opinião de Carlos Antunes, a 19 de Novembro de 2023 no jornal Público:

https://www.publico.pt/2023/11/19/azul/opiniao/dependencia-energetica-paradoxo-mitigacao-climatica-i-2070406

- Relatório de campanha da Oxfam, intitulado “Climate Equality: a planet for the 99%”, 136 páginas, de 20 de Novembro de 2023, disponível em:

https://policy-practice.oxfam.org/resources/climate-equality-a-planet-for-the-99-621551/

- Os novos negacionistas, artigo de Guilherme Serôdio no jornal Público a 24 de Novembro de 2023:

https://www.publico.pt/2023/11/24/azul/opiniao/novos-negacionistas-2071403

- The Green New Deal is the Opiate of the Masses, artigo sobre alterações climáticas e crescimento económico na revista The Nation, em 4 de Dezembro de 2023:

https://www.thenation.com/article/economy/degrowth-communism-green-new-deal/

- Réponse à Bruno Le Maire: Devendre la croissance, um artigo de Timothée Parrique em resposta a afirmações contra o decrescimento por parte  do Ministro para a Economia e Finanças francês:

https://timotheeparrique.com/reponse-a-bruno-le-maire-devendre-la-croissance/

- The Relentless Growth of Degrowth Economics, ensaio na revista Foreign Policy sobre as diferentes perspectivas políticas do decrescimento, de 17 de Dezembro de 2023:

https://foreignpolicy.com/2023/12/17/degrowth-economics-europe-climate-policy/

- The end of the Colombian Age, artigo de B. no Jornal Medium, sobre o fim de uma era e a actual fase de declínio, referindo vários sinais de pré-colapso, de 15 de Janeiro de 2024:

https://thehonestsorcerer.medium.com/the-end-of-the-colombian-age-21b47f943753

- Os avisos da ciência e o problema da vida real, artigo de Guilherme Serôdio no jornal Público a 17 de Fevereiro de 2024:

https://www.publico.pt/2024/02/17/azul/opiniao/problemas-vida-real-2079553

- Growth, Degrowth, Agrowth, episódio 11 da segunda série de The Ecopolitics podcast sobre a relação do ambiente e o crescimento económico, com duas professoras convidadas, pode ser escutado em:

https://www.ecopoliticspodcast.ca/episode-2-11-growth-degrowth-agrowth/

- Who is Afraid of Degrowth, banda desenhada educacional da autora alemã Celine Keller que procura desmistificar alguns receios sobre o decrescimento. Um projecto passível de co-financiamento em:

https://en.goteo.org/project/who-is-afraid-of-degrowth/updates/download-who-is-afraid-of-degrowth-for-free

Download grátis da novela gráfica:

https://drive.google.com/drive/folders/1JJoBBaNRjkMYqYg0FOdGCm0FBq9IfTzv?usp=share_link

- The appeal of the circular economy revisited: on track for transformative change or enabler of moral licensing?, artigo de Hans Eickhoff no Humanities & Social Sciences Communications, de 23 de Fevereiro de 2024, abordando as contradições da chamada economia circular e possíveis mecanismos psicológicos para manter comportamentos individuais e colectivos que prejudicam o equilíbrio do sistema terrestre. A proposta de uma economia circular sem a necessidade de input material ou energético tem um apelo irresistível para aqueles que querem respeitar os limites planetários e reconhecem que os recursos são limitados. No debate público, a narrativa da economia circular suplanta outras abordagens argumentativas para conter os críticos radicais do extractivismo destrutivo e do imperativo do crescimento, evitando assim que se discutem amplamente o decrescimento, o pós-crescimento ou outras alternativas sistémicas, tanto por parte da população como dos órgãos governamentais:

https://www.nature.com/articles/s41599-024-02815-x

Gostou do artigo? Considere subscrever